Se estabelecer no mercado é um desafio e um processo que envolve inúmeros fatores, dentre eles a atuação da concorrência e sobretudo a nossa atuação perante a concorrência.
Quem nunca olhou a grama do vizinho para conferir se é realmente mais verde?
Não importa em qual área empresarial, e até mesmo nos relacionamentos pessoais a concorrência aflige em algum momento; e para outros a todo momento.
Dúvidas e inseguranças das mais diversas possíveis surgem ao se observar o mercado, o que é totalmente natural no primeiro momento, e faz parte do “jogo” dos negócios, no entanto entre as frases, “ Nada se cria, tudo se copia”, “ Quem chega primeiro bebe água limpa” “Quem não dá assistência abre concorrência” existe uma série de fatores que são decisivos para que a “ameaça” não se torne uma crença sabotadora para líderes, gestores, empreendedores, etc.
A prática estratégica de observar o que os outros fazem, fornecem e como atuam faz parte da rotina de qualquer empresa ou criação de projetos, no entanto é necessário analisar a concorrência por estes três prismas:
Concorrência Quantitativa: Refere-se ao número de empresas ou pessoas que oferecem o mesmo tipo de serviço ou produto. Este é um dado importante, que deve ser levantado e que serve como indicador para que o mercado e as respectivas demandas sejam analisadas, no entanto, no que tange à quantidade de oferta, nada se pode fazer diretamente, apenas mensurar.
Perguntas importantes para definir a concorrência quantitativa:
Concorrência Qualitativa: Está relacionada aos diferenciais oferecidos e a experiência do consumidor em relação ao produto ou serviço, e é a partir desta análise que o posicionamento de mercado, propósitos e premissas são construídas. A concorrência pela ótica da qualidade visa construir uma postura e uma abordagem única e direcionada, baseada nas características e benefícios que podem ser ofertados exclusivamente por aquela determinada empresa ou profissional.
Perguntas importantes para definir a concorrência qualitativa:
Concorrência Interna: É a atitude que a empresa ou profissional decide estabelecer perante os desafios encontrados, ou seja, é a forma com que se utiliza as informações e parâmetros obtidos quantitativamente ou qualitativamente. O nosso subconsciente, a forma que pensamos, as crenças que alimentamos são o ponto chave para que os dois outros tipos de concorrência sejam superados, e neste sentido pode se afirmar que o sucesso ou fracasso está amplamente atrelado à postura que se adota internamente, já que é neste quesito que residem as capacidades, habilidades e atitudes.
Perguntas importantes para definir a concorrência interna:
É fator preponderante também, a capacidade de antecipar tendências, gerar demandas e prever cenários, ao passo que apenas observar e pontuar a concorrência em seu estado atual não é garantia de êxito, pois ao final de qualquer tabulação, algum aspecto certamente já foi atualizado ou modificado.
A vida está em constante movimento e vencer os desafios e fantasmas que a concorrência produz, depende de qual é a capacidade de olhar globalmente e agir internamente e localmente, encontrando e criando oportunidades.
Como anda a sua concorrência?
A grama do vizinho é mais verde, ou o vizinho tem mais diferenciais?
Qual é a ferramenta que você ou sua empresa utiliza para lidar com concorrência?
Daiane Machado
Coach e Consultora Empresarial
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