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A grama do vizinho é mais verde?

Se estabelecer no mercado é um desafio e um processo que envolve inúmeros fatores, dentre eles a atuação da concorrência e sobretudo a nossa atuação perante a concorrência.

Quem nunca olhou a grama do vizinho para conferir se é realmente mais verde?

Não importa em qual área empresarial, e até mesmo nos relacionamentos pessoais a concorrência aflige em algum momento; e para outros a todo momento.

Dúvidas e inseguranças das mais diversas possíveis surgem ao se observar o mercado, o que é totalmente natural no primeiro momento, e faz parte do “jogo” dos negócios, no entanto entre as frases, “ Nada se cria, tudo se copia”, “ Quem chega primeiro bebe água limpa” “Quem não dá assistência abre concorrência” existe uma série de fatores que são decisivos para que a “ameaça” não se torne uma crença sabotadora para líderes, gestores, empreendedores, etc.

A prática estratégica de observar o que os outros fazem, fornecem e como atuam faz parte da rotina de qualquer empresa ou criação de projetos, no entanto é necessário analisar a concorrência por estes três prismas:

Concorrência Quantitativa: Refere-se ao número de empresas ou pessoas que oferecem o mesmo tipo de serviço ou produto. Este é um dado importante, que deve ser levantado e que serve como indicador para que o mercado e as respectivas demandas sejam analisadas, no entanto, no que tange à quantidade de oferta, nada se pode fazer diretamente, apenas mensurar.

Perguntas importantes para definir a concorrência quantitativa: 

  • Quantas empresas ou profissionais em meu raio de atuação oferecem o mesmo produto ou serviço que eu?
  • Quantas empresas podem também oferecer ou vender o mesmo item à distância?
  • Quais são as estatísticas do mercado que atuo ou desejo atuar?
  • Qual é a porcentagem ou fatia de mercado estimada que cada um detém? 

Concorrência Qualitativa: Está relacionada aos diferenciais oferecidos e a experiência do consumidor em relação ao produto ou serviço, e é a partir desta análise que o posicionamento de mercado, propósitos e premissas são construídas. A concorrência pela ótica da qualidade visa construir uma postura e uma abordagem única e direcionada, baseada nas características e benefícios que podem ser ofertados exclusivamente por aquela determinada empresa ou profissional.

Perguntas importantes para definir a concorrência qualitativa: 

  • Quais são os principais diferenciais oferecidos no mercado para o ramo ou segmento?
  • Qual é a “dor” do consumidor que é possível atender, mediante ao que já está sendo disponibilizado e qual diferencial isso pode agregar?
  • Qual é a expertise, exclusividade ou diferencial que a empresa ou profissional pode oferecer, no sentido de gerar a demanda de valor agregado?
  • Qual é o propósito em fazer o que se faz e como o consumidor percebe este valor?

Concorrência Interna: É a atitude que a empresa ou profissional decide estabelecer perante os desafios encontrados, ou seja, é a forma com que se utiliza as informações e parâmetros obtidos quantitativamente ou qualitativamente. O nosso subconsciente, a forma que pensamos, as crenças que alimentamos são o ponto chave para que os dois outros tipos de concorrência sejam superados, e neste sentido pode se afirmar que o sucesso ou fracasso está amplamente atrelado à postura que se adota internamente, já que é neste quesito que residem as capacidades, habilidades e atitudes.

Perguntas importantes para definir a concorrência interna: 

  • Em quais fatores são baseadas as decisões tomadas?
  • Como é construída a percepção interior mediante as oportunidades?
  • Qual é a postura adotada perante os desafios?
  • Qual é o reflexo da “ameaça” despertada pela concorrência no que se refere à ação e reação?
  • Quais as crenças, culpas e desculpas que permeiam ou compõem os pensamentos e ações?
  • Qual é o potencial de criatividade e inovação mediante os desafios?
  • Qual é a “marca” e “cultura” que tem sido percebida pelo consumidor?

É fator preponderante também, a capacidade de antecipar tendências, gerar demandas e prever cenários, ao passo que apenas observar e pontuar a concorrência em seu estado atual não é garantia de êxito, pois ao final de qualquer tabulação, algum aspecto certamente já foi atualizado ou modificado.

A vida está em constante movimento e vencer os desafios e fantasmas que a concorrência produz, depende de qual é a capacidade de olhar globalmente e agir internamente e localmente, encontrando e criando oportunidades.

Como anda a sua concorrência?

A grama do vizinho é mais verde, ou o vizinho tem mais diferenciais?

Qual é a ferramenta que você ou sua empresa utiliza para lidar com concorrência?

Daiane Machado 

Coach e Consultora Empresarial

consultoria@daianemachado.com.br

(19) 9 9119 3134

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