Você pertence a si mesmo?
4 de setembro de 2020
Você tem a receita?
4 de setembro de 2020

Você sabe dizer não?

Ainda não sou mãe, mas vejo muitas mulheres que eu atendo dizendo que o não mais difícil de dizer é para os filhos.

Dizer não, seja para os filhos ou para situações diversas, pode parecer mais difícil do que parece. O não muitas vezes necessita de explicação, de justificativa. E essa explicação é o que nos dificulta assumir o não!

Dizer não para um filho que pede um brinquedo é difícil, dizer não para os vícios que no início podem cativar e parecer o melhor dos mundos é difícil, dizer não para o segundo pedaço de torta de chocolate é difícil, dizer não para o sapato na vitrine é difícil, dizer não para um atalho que pode encurtar um caminho é difícil. Dizer não para a mágoa, para a crença limitante, para o medo e para o coração é difícil.

Quando dizemos não para uma “oportunidade” que parece ser um lance de sorte, mas que na verdade nos desvia do caminho que queremos seguir é na verdade dizer sim para nossa essência. Mais importante que a velocidade é a direção.

O não pode implicar perdas momentâneas, mas pode também nos fazer ganhar grandes coisas no futuro. Inclusive paz. Saber dizer não para aquilo que sabemos que nos afetará, ainda que seja algo que inicialmente pareça um presente é estar conectado com aquilo que verdadeiramente somos.

É possível aprender a dizer não, sem cultivar a culpa e o medo, sem acreditar que isto seja covardia ou individualismo. Negar ajuda a alguém pode parecer egoísmo, no entanto, este “não” pode salvar este alguém da

acomodação, por mais que cause desconforto, dizer não pode ser um ato de ajuda.

Um exercício simples pode nos auxiliar nesta tarefa desafiadora de dizer não e manter o foco em nossa essência:

  • Busque constantemente o autoconhecimento, quem se conhece está mais apto a tomar decisões claras e seguras.
  • Não baseie a decisão do “sim ou não” apenas no sentimento ou impressão das outras pessoas, considere sua essência e seus propósitos.
  • Considere sempre os reflexos que o sim ou não podem acarretar a médio e longo prazo, não apenas no desconforto momentâneo. 
  • Dizer “não”, não está ligado diretamente a medo, fraqueza ou hesitação. Isto faz parte do caminho e do aprendizado.
  • Dizer “não”, não é diretamente perder oportunidades, na verdade isto pode até significar um ganho muito maior no futuro.
  • Dizer “não” em determinadas situações não quer dizer que você é egoísta, faz parte do equilíbrio e do foco individual pensar em nossa felicidade e propósito, e não somente no que vai agradar o outro.

O não pode machucar, inicialmente, a nós e aos outros, mas ele pode ser o início do que nos liberta e nos faz crescer.

Como está a sua capacidade de dizer não?

Você costuma se anular para agradar o outro?

Você está feliz com as suas escolhas?

#autoconhecimento #decisão #equilíbrio #clareza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *